Não raro lemos em notinhas de jornal sobre títulos e prêmios que a cidade do Rio de Janeiro ganha: "Capital da Simpatia", "Melhor Destino Gay", "Patrimônio Mundial da Humanidade", etc... E essa é uma verdade que vem de muito antes de nos tornarmos a "Cidade Olímpica" ou a sede da "Copa do Mundo FIFA 2014".
Em uma cidade que ainda tem baldes de problemas sociais, preocupações com ladrões e espertinhos que queiram se aproveitar, transporte e organização nem sempre adequados, a grande maioria dos turistas vai embora com gostinho de quero mais. Nós, que ficamos, exercitamos nosso espírito crítico em espaços como este.
Mas o que eu acho mais fabuloso é como é fácil se integrar com grupos e tribos das mais diferentes tendências, pretensões e objetivos em curto espaço de tempo. Buscando uma atividade física, frequentando espaços públicos, eventos sociais ou navegando na rede.
Não precisamos perder muito tempo brincando no google ou no facebook para descobrirmos bandeiras, projetos, revindicações pelas quais vale a pena se lutar. Mas que fique bem claro, que estamos falando de pessoas, e sendo assim, embora importante como ferramenta de divulgação, não basta a atuação virtual. As conquistas só serão alcançadas com real engajamento dos interessados.
E pouco tempo após ter publicado um post sobre o projeto de ciclovia do Porto Maravilha, com vídeo de palestra de como podemos, de fato, ter as magrelas como alternativa real de transporte em nossas vidas, tive contato com tantas informações e pessoas, que não poderia inseri-las aqui como meras atualizações daquele post.
Gostaria de citar três belíssimos blogs! No "Transporte Ativo" não se restringiu o assunto apenas às bicicletas, discutindo-se o transporte de forma ampla, trazendo para o cidadão comum experiências de outros países e reflexões super interessantes como o do post "Proibido Peixe no Metrô", que nos obriga a uma reflexão do que está por trás de cada placa de nossa cidade e mais importante a grande notícia (e que justificaria ser uma atualização): Está se propondo uma rota real para bicicletas no Centro do Rio, bem como em outros bairros da cidade! E o mais importante, através de fóruns coletivos e participação popular.
O segundo blog que mencionei "A Vida de Bicicleta" é mais direcionado ao povo dos pedais, com excelentes dicas sobre oficinas e lojas, artigos sobre o assunto, reportagens que foram divulgadas na imprensa, clipping, etc, com todo o destaque para a luta dos moradores de Laranjeiras e do Cosme Velho para a criação da ciclofaixa e infraestrutura mínima para os ciclistas na principal rua do bairro, onde sem dúvida os carros são prioridade a ponto de termos trechos com calçadas de 20 cm de largura e há sim uma grande demanda reprimida. E olha que já existem bons projetos para resolver esse problema!
Por fim, o portal "Eu Vou de Bike", menos focado no Rio de Janeiro, mas com diversos tópicos interessantes sobre o assunto, experiências de outros países e um amplo espaço para o debate.
Aproveitando o jabá, e falando sobre interação entre pessoas tipicamente carioca, vou falar do 1º ensaio aberto do bloco "Dinossauros Nacionais", fundado inicialmente por ex-alunos da Faculdade Nacional de Direito (UFRJ) e que vai se preparando para seu debut no carnaval carioca, focando seu repertório nas canções dos anos 80. Ainda, já que não custa nada, fica o pedido para que curtam nossa página no facebook!
E por fim, falando em amizades virtuais que se transformam em amizades reais, com lutas reais por objetivos reais, eu presto a devida homenagem aos amigos conquistados na discussão dos rumos do meu time: o Clube de Regatas do Flamengo, através de blogs temáticos ou não: FlaManolos, FlamengoNet, Donas da Bola, Magia Rubro-Negra, Flamengo, Aspirinas e Urubus,...



