domingo, 2 de junho de 2013

Reencontro: Alegria ou Decepção?

A Nova Arena do Rio de Janeiro
Vim aqui escrever alguma coisa. Não tô conseguindo dormir. Daqui a algumas horas volto pra minha casa. Ou o que sobrou dela. Tô falando do Maracanã. Disseram que está mudado. Que virou uma tal arena. Igual as que tem na Europa e vemos na Liga dos Campeões.

Meu vizinho disse que não vou gostar. Que o estádio mudou demais. Que o povo não tem mais vez. Que o Maraca não é mais nosso, mas de meia dúzia de sujeitos que vão escolher quem vai jogar. E que vão cobrar um dinheirão por isso. Não é possível. Como é que eu fico, nas tardes de domingo, sem a torcida no Maracanã? Eu já tinha achado estranho quanto eu paguei no ingresso do jogo do Brasil. Mas aí tudo bem, né? Festa de inauguração, festa diferente. Mas já disseram que o jogo será a bico seco e barriga vazia, pois sem biscoito Globo e com cachorro-quente de oito pratas, eu prefiro fazer um lanche na Central antes de ir pro jogo!

Jantar no Maraca não é uma Opção
E vamos combinar? Não mudou tanto assim. Pelo menos é o que eu vejo nos jornais. Uma tal Juíza (que não deve gostar de futebol) queria acabar com a nossa bagunça de amanhã. Um papo chato que não tinha laudo disso e laudo daquilo. E quem se importa com isso? Tirando em janeiro quando morreu aquele monte de meninos lá no Rio Grande, o povo nem lembra disso. Tanto é verdade que logo que a moça inventou essa papagaiada, logo logo os tais papéis apareceram dizendo que estava tudo certo, que não tem risco para quem for tudo jogo. Tá tudo dominado.

Aí vem a imprensa com mais chatice mostrando fotos de entulho, de pedaços de ferro, de operários trabalhando na velocidade da luz. Mas e daí? Quem liga pra isso? O Maracanã foi a joia da Copa de 50 cheio de andaimes. Só ficou pronto depois de 15 anos! Obra é uma tradição do estádio! Tanto é que por mais que eles queiram nunca cumprem o prazo. Prometem data de entrega. Esquecem que prometeram. Esquecem quanto tinham pra gastar. Esquecem o que gastaram. Entregam sem entregar em uma pelada de ex-jogadores. Terminam uma obra sem terminar. Acho que não terminam, para não ter que depois começar outra. Bem, deixa pra lá...

Maracanã Pronto Para ser Entregue. Oh, espera!
O certo é que toda reforma sempre teve um motivo. Foi o PAN ou a Copa ou as Olimpíadas. E sempre com uma novidade! Um dia dizem que a gente não pode mais sentar no cimento. Ou que a geral não servia. Agora tem esse papo de lugar marcado e cadeira de cinema. Nada mais de marcar com os amigo no Bellini e dali partir pra ver o jogo no 42 (não necessariamente sentado). Escolhi meu lugar em casa, na frente do computador. E se não der sorte? Como faço?

Mas pelo menos tenho certeza que posso contar com as velhas filas para entrar, para ir ao banheiro, para comprar minha cervejinha (opa... até isso mudaram...). O metrô continua cheio, o ônibus continua ruim. Ainda vamos desviar de lixo e entulho. Ainda vamos ter cambistas a solta cobrando o quanto querem. Também a polícia sempre bem treinada, pronta a dar todo tipo de informação, até nos ajudando a "pegar no tranco" quando preciso. Maracanã sem perrengue não é Maracanã. 

Ai, ai... Domingo, eu vou pro Maracanã. Deixa eu aproveitar, antes que fechem de novo para mais uma obra "indispensável"!

O depoimento acima poderia ter sido falado por mim. Poderia ter sido falado por qualquer um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário